Na Escola André Ávila Educação Infantil, nossa proposta pedagógica é centrada em proporcionar situações de aprendizagem que permitam aos alunos desenvolver suas capacidades de maneira integral. Buscamos promover a apropriação e o conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, visando contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
No processo de construção do conhecimento, valorizamos o papel das diferentes linguagens e incentivamos as crianças a terem ideias e hipóteses sobre o mundo ao seu redor. Reconhecemos que o conhecimento é construído através das interações com outras pessoas e com o ambiente em que vivem, destacando a importância da ação do sujeito e da interação social no desenvolvimento da criança.
Nossa ação pedagógica é cuidadosamente planejada para permitir que cada criança possa desenvolver seus recursos e capacidades de forma enriquecedora. Proporcionamos atividades abertas e diversificadas, adaptadas aos diferentes níveis de compreensão e desempenho dos alunos, onde os conteúdos das áreas são introduzidos de forma integrada e contextualizada.
Trabalhamos com o princípio da aprendizagem significativa, onde as crianças são incentivadas a estabelecer relações entre novos conteúdos e conhecimentos prévios. Esse processo possibilita a modificação, matização, ampliação ou diferenciação dos conhecimentos prévios das crianças em função das novas informações, capacitando-as para a realização de novas aprendizagens.
Reconhecemos que a aprendizagem é um processo contínuo e que a educação é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de aprendizagem a outro. Cabe ao professor detectar os conhecimentos prévios das crianças e estabelecer estratégias adequadas para garantir que a aprendizagem ocorra de forma efetiva e significativa.
Na Escola André Ávila, estamos comprometidos em proporcionar uma educação de qualidade, que promova o desenvolvimento integral de cada criança.
A avaliação dos alunos é um processo contínuo, realizado de forma diagnóstica e formativa. Valorizamos a observação e o registro como os principais instrumentos de avaliação do professor, permitindo acompanhar o processo de aprendizagem das crianças, as interações estabelecidas e seus desenvolvimentos.
A avaliação tem como objetivo primordial ser um instrumento de reflexão do professor, possibilitando ajustes na prática pedagógica de acordo com as necessidades apresentadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo, orientando o planejamento de atividades e contribuindo para avanços na aprendizagem.
Expressamos os resultados da avaliação formativa através de balanços periódicos, utilizando os seguintes instrumentos:
Relatórios: Elaborados semestralmente, os relatórios consistem na apresentação do professor sobre as atividades e objetivos desenvolvidos ao longo do semestre. Divididos em geral e individual, destacam aspectos significativos do grupo e o desenvolvimento individual de cada aluno.
Portifólio: Composto por atividades certificativas e/ou significativas para o currículo do aluno, o portfólio é atualizado semanalmente. A autoavaliação do aluno é parte integrante do processo, sendo opcional a inclusão no portfólio.
Na Escola André Ávila, reconhecemos a importância da inclusão e participação de cada aluno, valorizando suas potencialidades individuais e garantindo o respeito à sua dignidade e direitos humanos.
André Ávila Escola de Educação Infantil
Rua dos Emboabas, 288 – Vila Pires, Santo André/SP
Telefones: (11) 4457-7353 | (11) 4457-7373