A Escola André ávila tem como objetivo geral proporcionar condições para que o aluno construa sua identidade, socializando-se e desenvolvendo suas potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas visando seu desenvolvimento global e inserção social. A brincadeira é essencial para o desenvolvimento social da criança. Ao brincar, as crianças não apenas exercitam regras de conduta, como também assimilam conceitos que são importantes para a sua formação, como aprender a dividir, esperar a sua vez, tomar decisões e trabalhar em equipe. Fortalecer a aprendizagem e o desenvolvimento social através da brincadeira é fácil e divertido.
Parte-se do conhecimento cotidiano para se chegar à produção de conhecimento. O professor propõe tarefas que desafiam os alunos. Erros são considerados parte do aprendizado, eles mostram ao professor como o aluno está raciocinando. é fundamental que o educador tenha pleno conhecimento das fases do desenvolvimento infantil, levando em consideração as várias formas de comunicação que as crianças possuem e desenvolvem, os diferentes ritmos de aprendizagem, as capacidades e talento de cada criança e seus sentimentos sobre sua eficácia e necessidade. Sendo assim, a instituição de Educação Infantil deverá cumprir um papel socializador, propiciando o desenvolvimento da identidade das crianças, por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações de interação.
Entendemos a avaliação dos alunos feita constantemente, sendo diagnóstica e formativa. Em nossa escola a observação e o registro constituirão os principais instrumentos de avaliação do professor. Por meio deles o professor poderá registrar os processos de aprendizagem das crianças, a qualidade das interações estabelecidas com outras crianças e demais funcionários da escola, acompanhando os processos de desenvolvimento e adquirindo informações sobre as experiências da criança na Escola. Neste sentido, a avaliação tem como principal objetivo, ser instrumento de reflexão do professor sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajuste de sua prática as necessidades apresentadas pelas crianças.
elaborados semestralmente consiste na apresentação, do professor, de um parecer das atividades e objetivos desenvolvidos a partir das observações feitas durante o semestre. Dividido em relatório geral e individual. Geral: Observação geral do grupo frente ao trabalho desenvolvido, destacando aspectos e atividades significativas.
Observação individual a partir da relação professor-aluno; apresenta o desenvolvimento de forma global (cognitivo, afetivo e social) frente às competências que mobiliza. Consideramos que a inclusão e a participação são essenciais para a dignidade humana e para o exercício dos direitos humanos, sendo assim, as observações ultrapassarão as necessidades individuais, deslocando o foco para as potencialidades individuais.
consiste em um conjunto de atividades certificativas e/ou significativas para o currículo do aluno, que serão selecionadas bimestralmente.